Outras maravilhas humanas

12 Factos que você desconhece sobre Moçambique

4 mins – leitura

Quem acompanhou o episódio de estreia do “desabafo de uma qawwi” aqui no blog, sabe que Moçambique foi o primeiro lugar onde a nossa qawwi aterrou. O país está localizado no Sudeste de África e é banhado pelo oceano índico. Fala-se dele. Muito e pouco. Coisas boas. Outras nem tanto. Mas hoje, reunimos factos e curiosidades, que provavelmente você não saiba sobre este país. E se sabe, vale a pena revê-los 🙂

Iniciemos então o ranking do nosso top 12 de hoje?

12 – Joana Balaguer morou em Moçambique

joana_balaguer._kanimambo_mocambique__obrigada_mocambique_em_dialeto

 

Alguém lembra-se da Jacqueline de malhação (temporada de 2005)? Em determinada altura, a ex-actriz de malhação morou em Maputo, capital de Moçambique. O artigo abaixo descreve a rotina dela durante essa época e as impressões que teve.

 

 

 

Imagem via revista Ego

http://ego.globo.com/gravidez/noticia/2014/02/morando-na-africa-joana-balaguer-fala-sobre-carreira-nao-larguei-nada.html

11- A primeira dama de Cabo Verde é Moçambicana

unnamed-6

Imagem via WACC

Chama-se Lígia Fonseca e nasceu em Moçambique, na cidade da Beira, a 24 de Agosto de 1963

10 – A primeira e única pessoa no mundo a ser primeira dama de dois países diferentes é moçambicana

993006_10151691053063205_439332405_n

Imagem via Raymond Suttner

Graça Simbine Machel, política e activista dos direitos humanos, foi a primeira-dama de Moçambique, quando casou-se com Samora Machel, o primeiro presidente de Moçambique, morto em 1986 e foi a primeira dama da África do Sul, quando casou-se com Nelson Mandela, em 1998, o primeiro presidente negro da África do Sul, falecido em 2013. Pelos casamentos, segundo o Guinnes Book, Graça Machel tornou-se a única pessoa no mundo a ser primeira-dama de dois países diferentes.

http://www.guinnessworldrecords.com/world-records/first-female-to-be-first-lady-of-more-than-one-country/

9 – Tema de músico moçambicano fez parte da trilha sonora de “The Pledge”

O tema “Nwahulwana” do músico Wazimbo é mundialmente conhecido. Entre outras razões, o mesmo foi escolhido para fazer parte da trilha sonora do filme americano “The Pledge” (A Promessa), de 2001. Veja a cena onde corre a música:

8 – Beyoncé é fã dos Tofo Tofo

39c23a9c2f656eb0cbea4dc1777607d3

Parece um fairytale. A cantora norte americana Beyoncé viu no youtube a dança dos Tofo Tofo e ficou deslumbrada. Jurou para si mesma que tinha de ter aquela coreografia no videoclip de “who runs the world”. Custasse o que custasse. Para isso, mandou chamar os melhores coreógrafos do país, mas nenhum deles foi capaz de reproduzir a mágica coreografia. Sem grandes opções, colocou a sua equipe em busca dos Tofo Tofo, e por fim encontrou-os. Em Moçambique.

 “What’s your name?” – perguntaram eles à anfitriã, quando chegaram aos Estados Unidos.

 “I’m Beyonce” – respondeu simpática, a estrela do R&B.

 “My English is bad, but my will is good”[1] – foi um dos comentários do representante dos dançarinos que levou os internautas ao rubro. Não é para menos, é muito talento e muita graça!

 Confira a história neste vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=UEdFczGMo98

[1] O meu inglês é mau, mas a minha intenção é boa.

7 – Moçambique mencionado em musical da Broadway

528ea80e83bab.image

Imagem via Trib.com

Trata-se de “the Addam’s Family”, um maravilhoso musical da Broadway, estreado em 2010, que conta a história da família mais esquisita de todos os tempos. Um dos temas do musical, intitulado “Crazier Than You”, tem algo bastante interessante na letra. Provavelmente mais para fins estéticos e de rima, mas mesmo assim, não é todos os dias que o nome do país escala à Broadway.

“I wanna climb Mt. Everest go to Mozambique”[1] canta o personagem Lucas à namorada Wednesday, num palco repleto de estrelas, luas e mãos que se movem sozinhas. Querido Lucas, nós também queremos!

 Confira a música aqui:

[1] Quero escalar o monte Everest, ir à Moçambique.

6 – Moçambique serve de cenários para vários sucessos de bilheteria de Hollywood

Filmes como “Ali” (Will Smith), “A Intérprete” (Nicole Kidman) e Blood Diamonds (Leonardo Dicaprio) tiveram cenas filmadas em Moçambique. Aliás, os actores protagonistas não são as únicas celebridades da TV que visitaram o país. Reinaldo Gianecchini, Alexandre Borges, Priscila Fantin e Bruno Lopes, actores brasileiros, também estiveram muito recentemente em Moçambique.

thumbs.web.sapo.io-2

Imagem via Sapo

5 – Cineasta moçambicano foi nomeado júri nos Óscares

CINEASTAMOCAMBICANOEMHOLLYWOODImagem via jornal o país

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pela atribuição das estatuetas Óscar, convidou este ano (2018) o cineasta moçambicano, Pedro Pimenta, a ser membro do júri. Saiba mais no artigo abaixo.

http://opais.sapo.mz/cineasta-mocambicano-pedro-pimenta-na-academia-de-hollywood

4 – Anantara Medjumbe Island Resort – hotel de ilha mais bonito do mundo

http---cdn.cnn.com-cnnnext-dam-assets-170327124957-beautiful-island-hotels-2-anantara-medjumbe-1

Imagem via CNN Travel

E por falar em Leonardo Dicaprio, dizem que quando ele visita Moçambique, passa férias numa ilha discreta, sem que ninguém se sequer se aperceba. Verdade ou não, o facto é que algumas praias do país são simplesmente espetaculares. O resort de uma das ilhas do arquipélago das Quirimbas, no norte do país, foi listado em 2º lugar, no top 15 da CNN, de resorts de praias mais bonitos do mundo! Confira as restantes ilhas no artigo abaixo.

https://edition.cnn.com/travel/article/most-beautiful-island-hotels/index.html

3 – Galinha a zambeziana em 12º lugar na lista das melhores comidas do mundo

http---cdn.cnn.com-cnnnext-dam-assets-170410115320-africa-food---piri-piri-chicken

Imagem via CNN Travel

Pois é, um dos melhores pratos do mundo, segundo a CNN, é o moçambicano frango à zambeziana. Para ver as outras comidas, confira o artigo abaixo.

https://edition.cnn.com/travel/article/world-best-food-dishes/index.html

2 – Moçambique tem a maior ponte suspensa de África

mw-1240

Imagem via Sicnoticias

A ponte inaugurou no último sábado (10 de Novembro de 2018) e é actualmente a maior ponte suspensa do continente africano.

https://pt.euronews.com/2018/11/09/mocambique-inaugura-maior-ponte-suspensa-de-africa

https://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2018-11-09-Maior-ponte-suspensa-de-Africa-vai-ser-inaugurada-em-Maputo

1 – Floresta virgem

LICO-1

Imagem via Jornal Notícias

Já imaginaram um lugar, nos dias de hoje, inexplorado e intacto pelos humanos? Esse lugar existe. Trata-se de uma floresta virgem, encontrada este ano (2018) por cientistas e pesquisadores. A floresta está escondida no topo do monte Lico, na Zambézia, província de Moçambique e foi descoberta pelo professor Julian Baylis, da Universidade de Oxford, através do Google Earth.

2700

Imagem via The Guardian

Mais detalhes nos links abaixo:

http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/tecnologias/78816-cientistas-descobrem-floresta-virgem-na-provincia-da-zambezia

https://www.theguardian.com/world/2018/jun/17/mozambique-mount-lico-rainforest-new-species

Então? Alguém está a pensar em visitar Moçambique? Sabem de outros factos e curiosidades que deviam estar aqui? Deixem os vossos comentários e não se esqueçam de seguir-nos no facebook: https://www.facebook.com/qawwi.reviews

27 thoughts on “12 Factos que você desconhece sobre Moçambique”

  1. Muito interessante. Mocambique é um país fascinante e o povo moçambicano, encantador!

    Faltou assinalar que a visita de Reynaldo Gianecchino e Diego Fragoso, bem como do DJ Alok, foram aos projetos da ONG brasileira Fraternidade sem
    Fronteiras que cuida de mais de 12 mil crianças vulneráveis moçambicanas em seus 30 centros de acolhimento espalhadas pela província de Gaza, em Moçambique, além de outros países como Madagascar e Malawi.

    http://www.fraternidadesemfronteiras.org.br

  2. Bom dia, adorei o teu blog, se necessário pode contar comigo, trabalho na Autoridade reguladora de medicamentos em Moçambique, ministério da saúde.
    Joaquim Tomás.

    1. Bom dia Joaquim, obrigada pela visita, fico imensamente feliz que tenha gostado! Conheço a entidade sim, e com certeza, se precisar dou um toque! Não se esqueça de subscrever ao blog ou então de fazer like da nossa página no facebook, assim mantemos contato. Um grande abraço.

  3. Olá Qawwi. Adorei a matéria.
    Muita gente ainda está na “ignorância” quanto a África e pensa que não há aqui grande desenvolvimento. Sua matéria mostrou que temos muitas coisas especiais e a que eu mais gosto no meu país são as lindas praias.
    Tem também património histórico da humanidade aqui.
    Vou partilhar a matéria com todos meus amigos.
    Um abraço

  4. Artigo com conteúdo interessante e estimulante! Kanibambo Quawwi pela tua pesquisa. Não há dúvida de que Moçambique é um país maravilhosooo
    KF

  5. O blog traz novidades para muita gente
    Moçambique tem gente boa e lugares intersssantes e belos
    Divulgue se as maravilhas de Moçambique
    Gente boa
    Comida boa
    Praias belas
    Florestas e Animais exóticos

  6. O blog traz novidades para muita gente
    Divulgue se as maravilhas de Moçambique
    Gente boa e simpática
    Comida boa
    Praias belas
    Florestas e Animais exóticos

  7. olá pessoal. Sou moçambicano e gostei imenso da vossa matéria. tem muita coisa boa e estou disposto a partilhar. mande um email para gersonyonas.executiv@vmail.com para melhor interagir. tenho um afecto gigantesco pelo povo brasileiro, não só pela cultura, língua, mas também porque Moçambique foi um grande “forncedor” de escravos para o Rio de Janeiro, mas pouca gente sabe.

  8. Podia acrescentar que também serviu de inspiração para músicos como Bob Dylan com o tema MOZAMBIQUE que se pode considerar uma serenata para o país. Mile Davis com os temas CALYPSO FRELIMO e CATEMBE, Bob James e David Sanborn com MAPUTO e Jonathan Butler com CATEMBE.

Leave a Reply