Opiniões, Telenovelas

Novelão: 5 tramas inspiradas em clássicos da literatura

No que se refere a teledramaturgia brasileira, já foi referido que as telenovelas ocupam um lugar de destaque no quotidiano das pessoas, não só no Brasil, como em várias partes do mundo. O que é pouco destacado, entretanto, é o facto de algumas destas histórias ricas de temáticas sociais, paixão e aventuras, buscarem inspiração na literatura. Na resenha de hoje, vamos conferir 5 telenovelas da TV Globo que foram inspiradas ou baseadas em livros.

Vamos a isso?

5. A Padroeira (2002)

padroeira-deborah-secco-1016-1400x800

DEDESECCO/INSTAGRAM

Escrita por Walcyr Carrasco, esta novela é uma adaptação do romance As Minas de Prata, de José de Alencar. A Padroeira conta a história do amor impossível entre Valentim Coimbra e Cecília de Sá, na vila de Santo António de Guarantinguetá, no ano de 1717. Outras referências utilizadas foram Romeu e Julieta de William Shakespeare e A Dama de Monsoreau, de Alexandre Dumas.

4. O outro lado do paraíso (2017)

o-outro-lado-do-paraiso-logo2

Escrita por Walcyr Carrasco e actualmente em exibição na STV (Moçambique), tem a trama principal livremente inspirada na obra O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.

3. Sinha Moça (2006)

rodolfo-e-sinha-moça

Foto: Divulgação/João Miguel Júnior/TV Globo

Escravidão, política e liberdade eram os temas centrais nesta novela de Benedito Ruy Barbosa, que foi baseada no livro do mesmo nome, de Maria Dezonne Pacheco Fernandes.

2. Tieta (1989)

betty-faria-e-joana-fomm-na-novela-_tieta_-da-rede-globo.jpg

Esta novela foi uma livre adaptação do livro Tieta do Agreste, de Jorge Amado. A actriz Betty Faria contou que os direitos da obra foram comprados com o intuito de realizar-se uma produção independente (in memórias da Globo). Segundo a actriz, foi ela quem negociou a compra dos direitos directamente com Jorge Amado.

  1. Porto dos Milagres

porto1-550x298

De Aguinaldo da Silva e Ricardo Linhares, Porto dos Milagres é uma adaptação dos livros Mar mortoA descoberta da América pelos turcos, ambos de Jorge Amado. A trama foi marcada por romances a meio de conflitos de classes, e destacou a religiosidade do povo da Bahia, no Brasil.

 

Na sua opinião, qual novela teve melhor adaptação?

 

2 thoughts on “Novelão: 5 tramas inspiradas em clássicos da literatura”

Leave a Reply