Será acolhida em Zurich (Suíça), entre 16 de Junho e 3 de Setembro de 2023, uma exposição com artistas africanos.
A curadora da exposição, Zukiswa Wanner, monta uma encenação de encontros entre romances contemporâneos, performances, música ou arte visual. Atravessando fronteiras nacionais e barreiras linguísticas, a exposição lança luz sobre uma geração de escritores interligados e activos internacionalmente.
Zukiswa Wanner responde à primeira parte da série de exposições “litafrika” (2022-2024) com oito textos em prosa. Como uma forma de continuação do “Poesias de um Continente” (2022), coloca ênfase no romance, em vez de no poema, especificidades em vez de abundância – e sobretudo nas diversas histórias de autores mais jovens, em vez dos autores clássicos pós-coloniais: com que temas as figuras literárias contemporâneas lidam hoje em dia? Como é que os artistas encenam as passagens seleccionadas?
“A exposição compreende alguns dos mais talentosos autores contemporâneos, músicos, actores e artistas visuais da minha geração de países de África em língua inglesa, francesa e portuguesa. Os países representados nesta exposição fazem apenas 25% das nações da minha África, mas como pan-africanista, escolho ignorar as fronteiras e prefiro concentrar-me na forma como as nossas histórias, sons, expressões e arte que verão aqui ressoam em todo o segundo maior continente do mundo”. Zukiswa Wanner.
Para os “Encontros Artísticos”, foram criadas parcerias que transferem literatura para vídeos e obras de arte e ao mesmo tempo aprofundam o diálogo entre regiões linguísticas através da tradução de textos. A exposição está concebida para ser exibida também no continente africano.
“De alguns, já terão ouvido falar”. De outros, espero que fiquem entusiasmados em conhecer nesta exposição”.
Ishmael Beah (Serra Leoa): Radiance of Tomorrow (2014)
x Shaffik Manzi (Ruanda): artista visual
Virgília Ferrão (b. 1986, Moçambique): Os Nossos Feitiços (2022)
x Jussara Camble (São Tomé e Príncipe): actriz
Abubakar Adam Ibrahim (Nigéria): Season of Crimson Blossom (2015)
x Zikhona Sodlaka (África do Sul): actriz
Angela Makholwa (África do Sul): Critical but stable (2021)
x Michael Soi (Quénia): artista visual
Jennifer Nansubuga Makumbi (Uganda): The First Woman (2020)
x Ntombephi Ntobela (África do Sul): artista visual
Yara Nakahanda Monteiro (Angola): Essa Dama Bate Bue (2018)
x Zubz the Last Letter (Zâmbia): músico
Fiston Mwanza Mujila (República Democrática do Congo): Tram 83 (2014)
x Prudence Katomeni (Zimbabué): músico
Ondjaki (Angola): Os Transparentes (2012)
x Seeretse (Botsuana): músico
Sobre a Curadora:
Zukiswa Wanner (b. 1976, Zâmbia) é escritora e mediadora de literatura ; vive na África do Sul e no Quénia. Wanner publicou contos, romances e livros infantis e esteve na lista “Africa39” em 2014; em 2020, recebeu a Medalha Goethe pelos seus serviços de intercâmbio cultural internacional.
Fonte do texto: